Por que a mãe que dá mamadeira é tão julgada pela sociedade hoje em dia?
Tenho dois filhos. Não consegui amamentar o meu primeiro filho, já o segundo, eu amamentei e foi um sucesso do começo ao fim, então, passei pelas duas experiências. Eu me considero uma mãe vitoriosa nas duas experiências, independentemente do jeito que alimentei meu filho. O que importa é que os dois receberam leite, cresceram, se desenvolveram e hoje são crianças saudáveis.
Nunca se sabe a história que está por trás de uma mãe que dá mamadeira. Existem inúmeras razões pelas quais uma mãe tenha que dar mamadeira. E é muito provável que não seja o simples fato de não querer amamentar. E mesmo que seja, a decisão é da mãe e é ela quem sabe o que é melhor para o seu filho.
Em muitos casos, a mãe não consegue amamentar porque não tem produção de leite suficiente e ela acaba se culpando por ter que dar mamadeira. E foi exatamente isso que aconteceu comigo.
Eu me culpei por vários meses e fiquei bitolada com o assunto. Lia vários blogs e relatos no Instagram de mães falando da importância da amamentação, de como isso era natural e, de certa forma, todos esses depoimentos que eu lia me induziam a acreditar que eu era uma mãe fracassada por não estar amamentando. Se eu tivesse que dar mamadeira em público, me sentia pior ainda, sem contar o sentimento horrível que tinha toda vez que precisava entrar em uma farmácia para comprar uma lata de fórmula.
Demorei muito para superar esse sentimento e aceitar que dar mamadeira não era o fim do mundo. E como eu me arrependo hoje em dia. Eu me arrependo de ter gastado tanta energia nesse assunto e ter deixado de curtir o momento. Eu me arrependo de não ter percebido que a maternidade é linda mesmo para quem ter que preparar, lavar e esterilizar 6 mamadeiras por dia.
Sim, mamãe, a maternidade também é linda pra você que tem que preparar mamadeira, comprar fórmula na farmácia, procurar o melhor bico de mamadeira nas lojas, lavar e esterilizar mamadeiras. Sim, você também pega seu filho no colo, olha olho no olho e se conecta com ele. Sim, você também é uma mãe sensacional e sabe o que é melhor pra ele.